A origem e a evolução das agências de viagens
A agência de viagem mais antiga do mundo foi a companhia britânica Cox e Kings, criada em 1758 e Thomas Cook foi um dos mais notáveis pioneiros, por seu planejamento desde 1841, inicialmente com excussões religiosas em grupo.
A origem das Agências de Viagens e Turismo se relaciona às antigas civilizações e a sua evolução é retratada por fatos turísticos narrados no século XIX, século XX e século XXI.
Em 1841, Thomas Cook fundou a primeira Agência registrada no mundo e em 1851 conduziu cerca de 165 mil pessoas à Exposição do Hyde Park, em Londres. Em 1872 levou seus clientes em uma volta ao mundo, numa viagem de duzentos e vinte e dois dias e inaugurou a primeira Agência de Viagens fora da Europa.
No final do século XIX surge, o registro profissional do Agente de Viagens e também as primeiras Agências de viagens brasileira, como prestadoras de serviço, dedicando-se inicialmente à clientela burguesa.
As Agências criadas a partir de 1950 eram caracterizadas pela execução de visitas preferenciais e tours organizados para clientela de médio poder aquisitivo.
Para construir um fluxo constante e regular, as Agências ofereciam à clientela mais jovem, pacotes para o veraneio com preços acessíveis.
A partir da década de 70 até o início do século XXI, são trinta anos de influência da economia de mercado mundial.
Já no século XXI, com o impacto do desenvovimento da informática, no mercado globalizado, observam-se fenômenos influenciadores na dinâmica da atividade de agenciamento de viagens.
A nível mundial, no ambito teórico e prático é importante sublinhar que a evolução neste ramo de negócio, vai além da comercialização de produtos, visa também a satisfação dos clientes, destacando-se a qualidade, atendimento, estratégias de serviços diferenciados e muito mais.